Os sistemas de pedágio na Flórida

Existem 5 sistemas de cobrança nos pedágios da Flórida. Na real existem 6, mas o último funciona em estradas que ninguém frequenta, então irei omitir desse guia. Estes 5 sistemas funcionam podem funcionar separadamente ou ao mesmo tempo em um ponto de pedágio, o que só complica a vida dos turistas desavisados. Para que você possa entender melhor, deixa eu explicar um pouco estes sistemas:

  • SunPass: o famoso SunPass é o equivalente aos já conhecidos Sem Parar / Via Fácil aqui do Brasil. Com um “dispositivo” que pode ser colado no vidro do carro ou não, o motorista pode passar batido nos pedágios e a cobrança chega em casa no final do mês. Existem duas opções para os turistas que querem utilizar o SunPass ao alugar um carro, que já detalho mais abaixo no guia para não criar confusão nesse momento.
  • EPass: sistema parecido com o SunPass, mas bem menos abrangante. Apesar disso, está presente em uma importante estrada que corta Orlando, a Beachline Expressway (SR 528), que vai da cidade até o Cabo Canaveral e passa por exemplo pelo aeroporto (que todo mundo usa, né?).
  • PlatePass / EToll / TollPass / HTA: esses sistemas, também conhecidos como “toll-by-plate”, surgiu para abranger quem não queria ficar andando com vários “aparelhos” colados no para-brisa como os do EPass e SunPass. Eles funcionam da seguinte maneira: ao passar pelas faixas dedicadas à cobrança automática (incluindo os dois sistemas: SunPass e EPass) o pedágio tira uma foto da placa e manda a conta do pedágio direto para a locadora. A cobrança é feita no cartão caução que você deixou na retirada do veículo.
    Obviamente, que se a sua locadora oferecer esses sistemas e você não passar pela faixa de cobrança automática, você não será cobrado de nada posteriormente.

                                                        

  • Cash / Receipt: o pedágio do jeito que a gente conhece, onde você estaciona, paga, recebe troco, recibo (se quiser) e segue viagem. Essa espécie de pedágio está aos poucos entrando em extinção na Flórida, dando lugar aos pedágios automáticos.
  • Exact coins: outro sistema que funciona como antigamente, nas faixas com ‘exact coins’ você não encontra um atendente no guiché e sim uma cesta para jogar as moedas e pagar o pedágio. Aqui não tem troco por isso ande com bastante moeda no carro para garantir que terá o valor certinho.
    Falando em moeda, uma dica: a Rê tem essa mania de andar com dois porta moedas em Orlando, um só com moedas de 1 centavo e outro com as outras moedas. Assim sempre que ela pode, ela se livra das moedas de 1 centavo (que facilmente você acumula zilhões ali nos EUA) e guarda as moedas maiores para os pedágios.

 

Sistema de Cobranca pela Up Ren Car 

Todos os carros da Up possuem o aparelhinho de Sunpass no vidro de seus carros .

Existem 02 formas de cobrança na Up Orlando , a saber :

  • Livre : Por apenas $4.9 ao dia vocês usaram o sunpass livremente por todos os tools .( Up Orlando )
  • Controlado : O cliente deixa de caução $50 e no final de seu contrato ( verificamos o que foi usado + $3.9 o dia que foi usado ) No final de seu contrato fazemos o acerto .

Existe apenas uma forma de cobrança na Up Miami , a saber :

  • Controlado em Miami : O cliente deixa de caução $70 e no final do contrato faz o acerto ( verificando o que foi usado + $3.9 o dia usado )